quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LIDEREM OS JOVENS OU SEJAM ATROPELADOS POR ELES

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


De alguns anos para cá (entre 10 e 20 anos), houve uma mudança literalmente radical no cenário da juventude cristã brasileira. O surgimento de milhares igrejas e denominações diferentes infelizmente não significou o progresso espiritual equivalente aos seus membros. E embora hajam muitos prós e contras durante tantas mudanças, novidades e ramificações na doutrina dos homens em relação aos preceitos bíblicos, é certo que o principal prejudicado e beneficiado nesta história são os jovens:


  • Prejudicados porque, apesar dos líderes e dos pais destes jovens aceitarem as várias mudanças "igrejais" que eles mesmos criaram para adaptarem (na maioria das vezes) a Bíblia aos seus preceitos pessoais, ao invés de adaptarem seus preceitos à Bíblia, a grande maioria dos líderes e dos pais ainda exigem um padrão "perfeito" para seus jovens, com cabelo curto, sem brinco nem tatuagem, namoro acima dos 18 anos, sendo melhor aluno nos estudos e trabalhador desde cedo.
  • Beneficiado porque, enquanto o mundão vangloria toda a "modernidade" dos brincos, cabelões, tatoos, e outros assuntos considerados tabus no cristianismo atual, muitas igrejas aderiram a estes preceitos. Sendo assim, caso o jovem cristão se sinta "enjaulado" em sua igreja, basta ele buscar uma outra que se encaixe aos seus padrões, assim como seus pais estão fazendo.



Bom, isso é um assunto que dá margem para muitas palavras e ações muito sérias e relevantes. Mas quero me ater na perspectiva do jovem se deparando com esta realidade. Perceba que, para um jovem que não está muito afim de "negar a si mesmo, tomar sobre si sua cruz, e seguir a Jesus Cristo", está fácil. Pois hoje há muitos lugares para ele curtir seus próprios ideais e se esconder de Jesus, principalmente dentro de algumas igrejas. Porém, para o jovem que anseia curtir apaixonadamente seu relacionamento com Jesus Cristo de forma coerente com o evangelho e com toda liberdade que ele permite (lembrando que "liberdade" não significa "fazer o que quiser"), este jovem encontra dificuldades de encontrar uma igreja que não limite este pensamento, e uma liderança que realmente se preocupe mais com sua intimidade com Cristo do que com o cumprimento das regras da igreja.

Fico triste em informar que, dentre os bilhares líderes cristãos que existem, é realmente uma porcentagem muito pequena que se preocupe e valorize o jovem como a força dos ministérios e como futuros líderes. Mas, ao mesmo tempo, fico feliz em dizer que existem muitos, muitos e muitos jovens que decidiram não se conformar com esta realidade e, na falta de uma liderança experiente, eles mesmos estão arregaçando suas mangas e trabalhando com a própria inexperiência para melhorar as perspectivas da igreja para esta geração. Estes jovens estão criando projetos, divulgando suas idéias, promovendo debates e realizando ações efetivas. E isto é maravilhoso! Pois a melhoria acaba ocorrendo de uma forma inversa: ao invés do mais velho ensinar o jovem a fazer, o jovem está fazendo errado, e os mais velhos estão chegando junto tentando corrigir, pois já perceberam que parados os jovens não irão ficar, graças a Deus!

United e Passion são alguns grandes exemplos de movimentos realizados por jovens com o objetivo de fazer alguma diferença no Reino de Deus, para não simplesmente passarem em branco neste mundo. Mas também existem grupos e projetos brasileiros, iniciados sem grandes recursos financeiros, que ganharam enormes proporções. E, dentre muitos, quero destacar 2:


  • BLOG NÃO MORDA A MAÇÃ - Mais um jovem inconformado que resolveu divulgar suas palavras na internet, e hoje possui uma das mídias cristãs mais acessadas no Brasil, expandindo seu trabalho com palestras e seminários para jovens nas igrejas.
  • ONG MAKANUDOS DE JAVEH - Projeto que começou com um grupo de meia dúzia de jovens em uma "garagem" e hoje é uma ONG que trabalha em parceria com a prefeitura e diversas outras instituições, atendendo milhares de crianças em seus diversos projetos sociais realizados.


Eu poderia divulgar diversos outros projetos, mas estes já são mais que suficientes para você que é jovem se inspirar com tais trabalhos, chacoalhar seu desânimo e começar a agir ao invés de apenas reclamar. E para você que é um pai ou líder de olhos vendados para sua próxima geração, um conselho: LIDERE SEUS JOVENS, OU SERÁ ATROPELADO POR ELES, EM NOME DE JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário