Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter
![]() |
Pr. Rubens e Elisabeth |
Eu continuei morando em São Paulo, seguindo minha vida e meu ministério, mas sempre atento às notícias da PIBC e ao que Deus estava realizando através desta igreja. Confesso que é de surpreender o quanto lá é feito com tão pouco recurso, principalmente quando comparamos quão o pouco que é feito aqui, com tantos recursos. Já visitei algumas vezes a PIBC e a região onde o trabalho evangelístico e missionário é realizado, e colaboro com o que posso no ministério. É impressionante que, fazendo lá o mesmo que faço aqui, tem muito mais proveito e é muito melhor aproveitado. É extremamente perceptível o quanto um povo que mais necessita, mais valoriza quando é ajudado.
Para dar um pequeno exemplo: todos os anos, eu desenvolvo o calendário da igreja que frequento, com todas as datas de nossos cursos, eventos, trabalhos, etc, o qual é distribuído para todos os líderes de todas as localidades de nossa igreja, distribuídas por várias partes do Brasil. Este calendário se tornou uma exigência anual na denominação. Porém, na prática, ele é praticamente decorativo, sendo pendurado na parede apenas dos líderes que trabalham na igreja para lembra-los dos eventos principais, e muitos dos líderes nem chegam a abri-lo durante todo ano. Muitos membros nem sabem que este calendário existe. Na última visita que fiz à PIBC em Juazeiro, no final de 2010, tive que levar meu not e alguns equipamentos de trabalho na viagem pois este calendário ainda estava em fase de aprovação em São Paulo. Enquanto finalizava este serviço em Juazeiro, sugeri: - Pai, estou fazendo este calendário para igreja de São Paulo. O sr. não quer aproveitar que "estou com a mão na massa" e fazer um calendário desse para sua igreja aqui em Juazeiro? Os olhos dele até brilharam. Ele reorganizou alguns compromissos na agenda, passou umas duas horas comigo inserindo as atividades na igreja em seu calendário e, antes do almoço, corremos para gráfica onde ele imprimiu um calendário para cada membro, inclusive aos membros das dezenas de congregações espalhadas pela região nordestina. Uma das maiores necessidades do trabalho evangelístico e missionário da região é que existem poucos obreiros atuando e angariando membros para suas congregações e reuniões familiares. Este calendário foi estampado em todas as igrejas e casas de cada membro, sendo usado como uma campanha de incentivo e informação para que o povo e os líderes se firmassem nestas congregações e reuniões familiares. Algo simples, usado aqui como prache da rotina, lá se tornou uma ferramenta poderosa para o crescimento do Reino.
Com esse tipo de ferramentas simples, calendários, panfletos, visitas e, sobretudo, a Bíblia, o Pr. Rubens lidera poucos líderes num trabalho gigantesco com metas ambiciosas: